Ações

Home » Ações

Monitoramento da Saúde

 

Promoção da Prevenção

Ações preventivas na área da saúde são importantes para a promoção de ações capazes de mudar o panorama da saúde individual e social, melhorando o crescimento e o desenvolvimento econômico. Além disso, essa forma de intervenção possui um custo muito menor do que aquele necessário para implantar ações reativas.

 

Promoção da saúde

As triagens e rastreios são realizadas através de equipamento próprio, que possui uma série de vantagens entre as quais podemos listar:

 

Avaliação clínica

Triagem e Rastreio

 

Gestão democrática da educação

O Programa Bom Começo consiste em um conjunto de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde para os setores de Educação e Saúde com o objetivo de enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o aprendizado das crianças e adolescentes em idade escolar. Busca ainda estabelecer, de maneira colaborativa, uma relação entre família, escola, e gestores públicos e privados em prol do bem estar da comunidade escolar.

O Programa visa criar oportunidades não somente para instituições públicas de ensino como também para o setor privado. Por meio da instrumentalização e sistematização das informações referentes à saúde e educação, torna-se possível a qualificação das políticas públicas nos locais onde o mesmo é implementado.

O Programa Bom Começo é único no Brasil ao aferir e monitorar ao mesmo tempo saúde e desenvolvimento do aluno, buscando interseção de variáveis biológicas, ambientais e socioeconômicas, além de contar com a vantagem de seus exames já terem parâmetros de normalidade padronizados e validados, podendo ser adotado como uma política contínua e integrada da educação e da saúde.

Conceitos-chave: